quinta-feira, 18 de agosto de 2011

EDUCAÇÃO CRIATIVA

    A essência deste blog e do que acredito ser educar de verdade é ser verdadeiramente criativo. O mundo se transforma a cada segundo e, logicamente, não seria diferente com o ensino. Os alunos como nós educadores são mutantes em busca de novidades. Temos, então, que saber usar os novos canais disponíveis a nosso favor e não contra. A virtualidade bem como seus meios de comunicação são formas interativas e extremamente atraentes para este novo perfil de aluno, que sabemos bem ser mais disperso e possuir maior dificuldade de aprendizado.

    Portanto, é um aluno que retém menos informação, justamente por ser bombardeado cotidianamente com milhões de informações "descartáveis". A publicidade/marketing que é minha área de atuação e formação tem que se reinventar diariamente através das poderosas redes sociais e canais virtuais e digitais para atingir este consumidor camaleônico. Isso acontece também na área da educação, temos que ser educadores flexíveis e adaptados a esta nova realidade e ver o teclado e a internet como ferramentas poderosas de aprendizado e não como vilões e facilitadores de plágio.

    Como incentivamos o aluno a sair da zona de conforto, temos também que inovar e sair da nossa zona de conforto. Visto que o objetivo da nossa profissão é educar, é capacitar profissionais que saibam atuar no campo de trabalho de forma inovadora e "pensante". Então, não queremos que decorem conceitos como nossa educação retrógrada fazia, mas que compreendam de fato. Por isso, convido a apimentarem suas aulas com dinâmicas prazerosas e de real eficácia no entendimento. Assim, defendo uma educação não apenas criativa e inovadora, mas uma "malaguetta educacional".

Nenhum comentário:

Postar um comentário