segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A TECNOLOGIA SOZINHA NÃO ENSINA NADA



     Não é o computador ou o papel a base de uma educação eficiente. A tecnologia apenas aproxima a informação a seus respectivos discentes. Cada ferramenta existe para facilitar este processo de aquisição de conhecimento. A tecnologia já está presente na vida das pessoas e cada vez mais vai ficar mais inserid


    A internet, então, não vai abolir os livros e/ou os cadernos. É preciso saber escrever para poder se comunicar. A fala e a escrita andam de mãos dadas e estas habilidades devem ser exercidas em todas as ferramentas disponíveis (tecnológicas ou não).

    O que não pode acontecer é simplesmente agregar tecnologia ao ensino sem adaptar a metodologia para isso. É tão sério este assunto que Universidades de renome no Brasil como a Ulbra  tiveram que fechar muitos pólos. Implantar EAD é muito mais que disponibilizar uma sala cheia de computadores modernos e criar um ambiente virtual. Faz-se necessário oferecer uma estrutura de acompanhamento eficiente com tutores proativos e que ofereçam real suporte ao aluno.

   Portanto, o problema neste momento transitório educacional está mais na real adaptação de metodologia e preparação dos envolvidos no processo (professores e alunos), que na compra de tecnologia. Há que se quebrar esta barreira entre o leigo e a informática. Enfim, esta falsa dificuldade cultural criada de que o uso de tecnologia é para poucos. Hoje, tecnologia não é mais um luxo, mas uma necessidade comunicacional de interação com a sociedade como um todo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário