sexta-feira, 2 de setembro de 2011

RUBEM ALVES - UM GRANDE CONHECEDOR DE PESSOAS




  Rubem Alves não é só um grande educador ou um psicanalista, é um conhecedor de pessoas. Acredito muito neste diferencial em qualquer relação, tanto afetiva quanto profissional. Saber relativizar, saber entender o pensamento alheio e se adequar a isso. Quando um aluno é ríspido, por exemplo, na grande maioria das vezes não é pessoal em relação ao professor, mas algo muito maior que foi desabafado ali.  

  O educador tem a função de ensinar de forma agradável e condizente com sua turma em questão sem "perder o rebolado". Tem que incentivar o questionamento, tem que ajudá-lo na construção de conhecimento. Tem que, muitas vezes, atuar como psicólogo e simplesmente compreendê-lo. Tentar construir empatia para facilitar o processo todo.

  Como muito bem relata Rubem Alves, a informação já está na internet e nos livros, o professor é mais um meio de campo nisso tudo. A educação é um processo em eterna construção para todos os envolvidos. É oferecer as ferramentas adequadas para ensinar a raciocinar, a pensar mesmo. E esta é a magia desta profissão, não ter uma receita de bolo, por que as pessoas são mutantes e imprevisíveis.
Assim sendo, ser um bom educador é ser um ótimo conhecedor de pessoas e um curioso pelo saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário