sábado, 10 de setembro de 2011

EDUCAÇÃO 2.0 - TV CULTURA


      A TV Cultura , um canal interessante de educação a distância trata do assunto Ensino 2.0 ( virtual) de forma bem dirigida para o público teen. Em linguagem de seriado/novela como "Malhação", consegue tratar de diversos assuntos do cotidiano. Com uma história dinâmica e bem contruída, a temática principal MARKETING é apresentada de forma simples e prática. Enfim, como o marketing faz parte da vida das pessoas - o lado bom e ruim. Ao mesmo tempo,  aborda curiosidades da história. É uma interdisciplinaridade interessante. Além de incentivar o aluno a ser proativo e criativo, portanto, a fazer parte da construção do conhecimento.



   O mesmo seriado abordou o tema trabalho em equipe. Quesito tão importante no mercado de trabalho e tão presente na vida estudantil. Mesmo sendo adaptado para o público teen, esta problemática acompanha a todas as pessoas em vários estágios de vida. O episódio, inclusive, apresentou não só os alunos tendo divergências, mas os próprios docentes.  Trabalhar em equipe é a arte de saber compreender as pessoas e conseguir oferecer espaço aos outros sem se apagar. Não tem fórmula, apenas prática e amadurecimento. Todavia, o resultado de um  bom trabalho em equipe é sempre compensador. 


   Outro assunto interessante abordado foi o plágio. O ato tão corriqueiro de copiar foi mostrado de forma mais simples, sem o caráter de crime. Muitas pessoas não se comovem com o perigo, fato observado nas carteiras de cigarro. As fotos chocantes sobre as consequências do ato de fumar acabaram se tornando chacota entre os fumantes.
   Às vezes, surte mais efeito apresentar o assunto na linguagem do público-alvo. Não em tom de ameaça, mas de "status" na tribo em questão. No caso, vale mais a pena ser criativo ou simplesmente copiar algo? O episódio mostrou bem a questão dos inventores ( história) e de como ser diferente (tanto no ato de educar, quanto no ato de aprender) resulta maior conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário